Araguari Places
A implantação do SAMU 192 iniciou com criação do CONSÓRCIO PÚBLICO INTERMUNICIPAL DE SAÚDE DA REDE DE URGÊNCIA E EMERGÊNCIA DA MACRORREGIÃO DO TRIÂNGULO DO NORTE – CISTRI.
Foto: Divulgação

O Protocolo de Intenções para constituição do CISTRI SAMU 192 foi assinado em outubro de 2013 por 27 municípios da Região Ampliada de Saúde Triângulo do Norte. São eles: Abadia dos Dourados, Araguari, Araporã, Cachoeira Dourada, Campina Verde, Canápolis, Capinópolis, Cascalho Rico, Centralina, Coromandel, Douradoquara, Estrela do Sul, Grupiara, Gurinhatã, Indianópolis, Ipiaçu, Iraí de Minas, Ituiutaba, Monte Alegre de Minas, Monte Carmelo, Nova Ponte, Patrocínio, Prata, Romaria, Santa Vitória, Tupaciguara e Uberlândia (atualmente não faz parte do CISTRI).

O CISTRI SAMU 192 é pessoa jurídica de direito público com natureza jurídica de associação pública, com prazo de duração indeterminado, com sede e foro em Uberlândia-MG e teve seu estatuto aprovado em outubro de 2013.

Mesmo Uberlândia sendo a sede do CISTRI SAMU nunca efetivou sua participação. Por lá, por meio de um convênio entre a Prefeitura de Uberlândia e o Corpo de Bombeiros de Minas Gerais, foi criado o Sistema Integrado de Atendimento a Trauma e Emergência (Siate), desde 10 de julho de 2019.

O CISTRI SAMU 192 foi implantado em 03 de julho de 2018, após muitos esforços representados em várias negociações políticas realizadas pelos prefeitos no ano de 2017 e 2018 junto ao governo do Estado de Minas Gerais, Superintendência Regional de Saúde, gestores de saúde dos 26 municípios da região.

Em fevereiro de 2023 o Município de Araguari assinou um Protocolo de Intenções com o CISTRI para a mudança de sua sede, atualmente em Uberlândia, para a cidade de Araguari.

Tramita na Câmara Municipal de Araguari o Projeto de Lei 190/2023 que, caso aprovado, autoriza o Município a cessão de uso gratuita de uma área institucional a ser desafetada de 4.500 metros quadrados no Loteamento Jardim Botânico II - Bairro dos Bosques e a construção da edificação que será a sede do SAMU na cidade de Araguari. Os custos para a implantação (construção, habite-se e averbação cartorial) correrão por conta do orçamento municipal. O custeio da operação e manutenção da sede será de responsabilidade do CISTRI.

Na justificativa da Lei, a Prefeitura representada pelo Prefeito Municipal, destaca que, com a concretização da implantação da sede do SAMU em Araguari, a cidade "se tornará um importante polo na prestação de serviços de saúde, consolidando assim sua importância a nível regional e local".

O CISTRI SAMU 192 Triângulo Norte conta com 1 Central de Regulação das Urgências, 17 Bases Descentralizadas, 18 Unidades de Suporte Básico – USB’s e 5 Unidades de Suporte Avançado – USA’s e 01 Helicóptero – Arcanjo 06 – através de convênio realizado com o CBMMG.

O CISTRI SAMU 192 Triângulo do Norte está integrado com as Unidades de Resgate 193 do Corpo de Bombeiros Militar que também assistem a região. Os pelotões do CBMMG localizados nos municípios de Patrocínio, Ituiutaba e Araguari são compartilhados com o CISTRI SAMU 192 para operacionalização de algumas Bases Descentralizadas.
  • Araguari Places

    Interaja! Deixe seu comentário.

    EM ALTA...
  • EVENTOS

    Não há eventos previstos.

  • WP Radio
    WP Radio
    OFFLINE LIVE
    Scroll to Top