Distrito de Santo Antônio e Contenda
Ocupando área de 266 km², o Distrito de Santo Antônio e Contenda, localiza-se ao sul do município, delimitando-se ao norte, pelo Distrito de Florestina, a oeste pelo Rio Araguari, divisa com município de Uberlândia, e ao sul pelo município de Indianópolis.
O Distrito foi criado por intermédio do Ato das Disposições Gerais e Transitórias da Lei Orgânica do Município, datada de 21/04/90.
Segundo costa, a origem do Distrito de Santo Antônio, remonta ao início do século XX, quando Antônio Cândido de Souza, fez a doação de dois alqueires de terra para a construção de uma capela, a exemplo da formação da cidade de Araguari.
A imagem do padroeiro da localidade, Santo Antônio, foi ofertada à igreja pelo próprio Antônio Cândido. Na década de 40, por iniciativa dos moradores foi edificada uma nova capela, devido ao fato da sede anterior estar em precárias condições.
Os primeiros fazendeiros a se instalarem na localidade, foram os Lemos, Resende, Pereira, Mota, Vieira, Alves e Souza.
O gradativo povoamento propiciou a instalação de um cemitério e uma “venda”. Nesse local, vendia-se de tudo um pouco e a primeira proprietária do estabelecimento, Isolina, era filha do Senhor Antônio de Sousa. No setor educacional, o povoado inicialmente contava apenas com professores leigos que ministrava aulas nas residências. A construção de uma escola municipal veio somente no ano de 1971, a 04 de março. A Escola Municipal “Basílio da Gama”, foi instituída pelo Ato Municipal número 1085/71, e veio sanar uma lacuna de décadas de estrutura deficitária no ensino escolar para crianças.
No início do decênio de 90, o Centro Educacional denominado José Inácio passou a abranger também o Ensino Médio, construindo-se dois novos pavilhões na instituição.
A população da localidade é composta por basicamente produtores rurais e sua economia perdura embasada na agricultura, hoje, grandes extensões de lavouras de tomate, soja, café e hortaliças cobrem as terras da localidade.
Fonte:
Blog Ponto de Vista