Distrito de Piracaíba
Segundo consta, a formação de Piracaíba, teve início antes mesmo da formação da cidade de Araguari (MG) da qual é Distrito. O povoado se formou em terras do fazendeiro Américo Alves de Carvalho, que fez a doação da área do patrimônio.
A denominação da localidade data de 22 de setembro de 1921, por intermédio de Lei n° 806.
“Fica denominada PIRACAÍBA, a atual sede do distrito de Santa Rita dos Barreiros, no município de Araguari (...)”.
Ocupando uma área de 589 km², o Distrito localiza-se a oeste do município, delimita-se ao norte pelo Rio Araguari, e ao leste, pelos Distritos de Amanhece e Sede. Atualmente sua população é compreendida de 1.946 pessoas, sendo 676 no setor urbano e 1.270 no rural, que sobrevivem principalmente da atividade agropecuária.
Nos primórdios, o primeiro arraial denominava-se Bem-te-vi. Posteriormente, foi elevada a distrito com o nome de Santa Rita dos Barreiros. Na divisão administrativa de 1933, Araguari foi dividida com a criação do distrito de Amanhece, passando o distrito de Santa Rita dos Barreiros a chamar Piracaíba.
Sua história, suas primeiras famílias foram as Corrêa de Melo, Avelar e Coelho. Com o crescimento dessas famílias e a chegada de outras, o arraial tomou forma e cresceu. Piracaíba viveu o seu auge na década de 40 e 50 pois, possuía nessa época estrutura de pequena cidade.
O distrito é destaque no Brasil e fora dele como grande produtor de tomate e outros produtos participando de uma verdadeira diversidade agrícola. Um distrito que tem a tradição de sua gente e a prosperidade na agricultura.
Fonte: Blog Ponto de Vista e Prefeitura de Araguari